Conexão Receita: Call center para ajudar na cobrança da dívida ativa

Por Eudes Sippel

A divida ativa nos Municípios supera os 200 bilhões de reais.

E só ouvimos lamentações dos gestores.

“A crise, a crise”

“Falta de dinheiro!”

Precisamos cobrar este estoque imenso que é superior a arrecadação anual de todos os Municípios juntos.

É preciso ação.

E, neste sentido, entre as várias sugestões que viemos trazendo, queremos falar sobre mais uma: a utilização de call center na cobrança da Dívida Ativa.

Em regra geral, na estrutura da gestão da dívida o que ocorre é a equipe atuante fazer a manutenção do estoque, mas com pouquíssimas ações pró ativas de cobrança. Sai uma notificação vez ou outra. Vai a execução muito raramente. Regularidade mesmo é sair um REFIS. No resto a equipe fica fazendo a manutenção. Cuidando da Dívida Ativa em estoque.

Numa ação mais pró ativa e visualizando características que a secretaria de fazenda tem com o setor bancário, que não cabe aqui alongar, é preciso se utilizar de todas as ações e meios que o mercado utiliza para ampliar as suas receitas que se encontram como devedores duvidosos.

O mercado, quando encontra casos de curta inadimplência, sempre se utiliza deste contato pelo call center para motivar, lembrar e se fazer presente na agenda dos compromissos do cidadão para que ele não se esqueça que tem este débito.

Os Municípios emudecidos acabam por não ser lembrados.

É preciso a implantação deste serviço que, acima de tudo, mostra a eficiência e o empenho da administração municipal em procurar buscar, para os cofres públicos, a receita que pertence ao conjunto da sociedade.

Trabalhando para evitar a prescrição, mas, acima de tudo, evitando a execução fiscal. Algo sempre ruim para o processo politico, mas que também acaba sobrecarregando os procuradores municipais. Que assim poderiam ficar com o tempo mais voltado a estudar e analisar os casos mais emblemáticos do estoque.

Manter-se ativo, se apresentando aos contribuintes devedores, faz com que consigamos rememorar ao cidadão suas responsabilidades.

Podemos definir novas datas e envio de guias por e-mail. Podemos enviar SMS de alerta para vencimentos, podemos, pelo call center, fazer busca e corrigir endereços, falta de dados como CPF e CNPJ.

Tudo para estimular o pagamento.

Isso aumenta, consideravelmente, a arrecadação dos créditos inscritos em dívida. Evita atrasos contínuos das parcelas nos financiamentos, amplia a modernização da gestão da cobrança, previne a prescrição e diminui o congestionamento do Poder Judiciário.

Vamos ser mais pró ativos na cobrança dos nossos créditos.

Seja para aumentar as receitas. Seja para cumprir a Lei. Ou seja em respeito ao contribuinte que paga em dia.

Gostou da Notícia? Receba nossas Newsletters em seu E-mail




COMENTÁRIOS - DEIXE UM VOCÊ TAMBÉM


4 pensamentos em “Conexão Receita: Call center para ajudar na cobrança da dívida ativa”

  1. Com certeza o protesto é um instrumento muito forte, mas em ano eleitoral temos utilizado a inscrição dos devedores no SPC e o resultado nos surpreendeu, nos primeiros 3 meses do ano da dívida inscrita no SPC obtivemos sucesso em 27%, claro que houvesse um Call Center suportando toda operação o resultado seria muito melhor, pois ligariam informando do envio da dívida ao SPC, das opções de pagamento, poderiam enviar os DAMs por e-mail ou mesmo agendar uma visita a prefeitura para eventual acordo/parcelamento.

  2. Realmente o protesto é um instrumento forte no recebimento, mas em ano eleitoral um outro instrumento que utilizamos e tem apresentado um bom resultado é a inscrição no SPC, nos tres primeiros meses do ano tivemos sucesso em 27% das dívidas enviadas para o SPC, com certeza se houvesse um Call Center ligando o resultado poderia ser muito melhor. Obrigado pela dica, levarei para frente

  3. Olá, bom dia. Em nosso Município (Santa Teresa – ES), desde o exercício de 2008, temos um decreto que obriga a Secretaria Municipal da Fazenda, A encaminhar as Dívidas Ativas superiores à 500 VRTE , ao setor Jurídico para o devido ajuizamento. O que ocorre, é que a justiça é muito morosa, o que pode ocorrer o risco da Prescrição.
    Atualmente estamos implanto a Lei de Protesto(cobrança extra Judicial, pois Nesta Gestão por exemplo, foram realizados dois REFIS, E EM 2011 mais um Refs, e não surtiu efeito nenhum.

  4. EM NOSSO MUNICIPIO (BRASILANDIA MS) A FERRAMENTA QUE NOS AUXILIOU NA COBRANÇA FOI A COBRANÇA EXTRAJUDICIAL, MUITO BOM DEU UM RESULTADO EXCELENTE, E SEM CUSTO NENHUM PARA OS COFRES PUBLICOS.

Deixe uma resposta para Djacir José de Melo Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIGITE SEU E-MAIL ABAIXO E RECEBA NOSSO CONTEÚDO GRATUITO

Show Buttons
Hide Buttons